Telemedicina Pediátrica
- Hamilton Kage
- 26 de nov. de 2021
- 6 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2021
Como realizar teleconsultas e obter informações pediátricas seguras remotamente
O Desafio
Como levar a telemedicina pediátrica para pais ou responsáveis que não desejam ou não conseguem levar seus filhos a uma consulta presencial.
“Como pais podem obter assistência médica e informações seguras remotamente sobre a saúde dos seus filhos.”
O Cenário Atual
Muitos pais tem medo de levar seus filhos a consultas médicas, em muitos lugares do país ainda existe a dificuldade de encontrar um pediatra.
Em tempos de pandemia houve uma queda de até 61% no atendimento pediátrico em consultórios e de até 75% em hospitais infantis. Além disso, 70% das mães passaram a medicar seus filhos por conta própria, o que em muitos casos pode ser mais fatal que a própria doença.
Crianças que não fazem consultas regulares, tem 2 vezes mais chances de serem hospitalizadas, isso porque não basta procurar o pediatra apenas quando já existem sinais e sintomas de uma doença, a intervenção preventiva e a detecção precoce são as maneiras mais eficazes de cuidar da saúda das crianças.
A função do pediatra, além de tratar da doença, é acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança. Para isso, o ideal é que as consultas sejam longas e os pais possam obter informações seguras sobre educação, alimentação, sono e prevenção de doenças e acidentes.
A telemedicina foi autorizada no Brasil a partir de 2019, mas foi em 2020 devido a pandemia da Covid-19 que ela se popularizou.
Através da telemedicina é possível entrar em contato com um médico com maior facilidade, mesmo em locais onde não possuem pediatras, ou quando os pais não desejam ir até um consultório. Através da telemedicina é possível realizar uma consulta ou conseguir informações sobre prevenção e promoção da saúde.
Objetivo do projeto
Atualmente muitos pais levam seus filhos ao pediatra apenas quando o eles apresentam algum problema de saúde, e nesse caso o pronto socorro geralmente é a primeira opção. Além disso, com a pandemia do COVID-19 o número de atendimentos no pronto socorro diminuiu e o automedicação aumentou.
Outro ponto é que ao preferir apenas o pronto socorro e abrir mão das consultas de rotina, tanto pais como médicos podem passar desapercebidos de sinais e sintomas precoces relacionados a doenças.
Com isso, o objetivo é facilitar o contato entre pais e pediatras, oferecendo consultas de rotinas remotas com preços acessíveis, além de fornecer informações úteis e confiáveis sobre a saúde do bebê e da criança.
A meta é alcançar um crescimento de 10% nas consultas pediátricas remotas, no período de 3 meses após a data de lançamento do aplicativo.
Mapeamento de Experiência do Usuário
Personas
As personas foram criadas com bases nas pesquisas e entrevistas realizadas que serão mostradas durante o case.
Foram identificados dois tipos de usuário: pais/ responsáveis pelas crianças e médicos pediatras.


Mapa da Jornada do Usuário


Pixar Storytelling
Era uma vez uma mãe coruja chamada Amanda, que adorava cuidar da Sofia, sua filha.
Todos os dias ela prestava atenção para ver se a Sofia estava bem, fazia comida gostosas e se orgulhava por nunca ter perdido uma consulta de rotina da filha.
Um certo dia, devido a uma pandemia, ela passou a ter receio de sair de casa, começou a trabalhar remotamente e por ter medo de contrair uma doença em consultórios Sofia ficou um ano sem ir ao pediatra.
Por causa disso, ela percebeu que a filha e ela mesma estavam fora do peso ideal, viviam mais cansada e duvidavam de quase tudo que ouviam sobre saúde na televisão.
Por causa disso, ela começou a se preocupar, será que estava cuidando bem da sua filha? E começou a buscar contato com outras mães em alguns grupos de apoio.
Até que finalmente, ela descobriu que um aplicativo que era capaz de realizar teleconsultas de rotina e tirar suas dúvidas de forma segura e confiável.
UX Research - Pesquisas e Validações
Matriz CSD (Certeza, Suposições e Dúvidas)

Matriz CSD - Pais ou Responsáveis

Matriz CSD - Médicos
Pesquisa Quantitativa
As hipóteses foram criadas a partir da matriz CSD, utilizando a seguinte estrutura:
Eu acredito que ________
Saberei se estou certo se perguntar ________
E assim entender ________
Hipóteses para os pais
Eu acredito que muitos pais não levam seus filhos ao pediatra frequentemente por motivos financeiros, saberei se estou certo se perguntar se eles possuem plano de saúde e quanto estariam dispostos a pagar por uma consulta remota de rotina para o filhos e assim entender como aumentar a frequência e para quem direcionar o meu público alvo
Eu acredito que os pais tenham dificuldade em achar informações confiáveis na internet, saberei se estou certo se perguntar onde eles buscam informações sobre a saúde da criança e assim entender como posso aumentar a confiabilidade das informações distribuídas na internet.
Eu acredito que pais não utilizam aplicativos para consultas pediátricas remotas, saberei se estou certo se perguntar se já fizeram alguma consulta e o que ajudaria a eles a utilizarem esse método e assim entender melhor quais funcionalidades serão interessantes ter no meu aplicativo.
Eu acredito que quando os pais ouvem a palavra telemedicina pensam em praticidade e modernidades, saberei se estou certo se perguntar o que eles acham sobre o uso da telemedicina e assim entender se isso é uma realidade ou algo muito distante para eles.
Hipóteses para os médicos pediatras
Eu acredito que médicos pediatras possuem receios sobre a telemedicina, saberei se estou certo se perguntar se eles se sentem desconfortáveis com alguma idade e assim entender melhor o que diminuiria os receios nos atendimentos.
Eu acredito que médicos não gostem de passar contatos pessoais para os pais, saberei se estou certo se perguntar se eles costumam tirar dúvidas após a consulta e assim entender melhor como tornar isso menos invasivo na vida do pediatra.
Eu acredito que informações básicas antes da consulta remota ajudem e dê mais confiança aos pediatras, saberei se estou certo se perguntar o que se uma triagem é necessária antes das consultas remotas e assim entender melhor quais itens serão necessários para os pais preencherem em um formulário antes de iniciar uma consulta.
Resultada das Pesquisas Quantitativas - Pais ou Responsáveis
Para entender melhor a telemedicina pediátrica na visão dos pais ou responsáveis, foi inicialmente realizada uma pesquisa de questionário com 67 participantes.
Posteriormente, foi realizada uma nova pesquisa com o total de 37 participantes. Essa segunda pesquisa teve como objetivo entender:
Os pais levam os filhos a consultas de rotina? E na Pandemia?
Os pais conhecem aplicativos de consulta remota? Usariam na pandemia?


Resultado das Pesquisas Quantitativas - Visão dos Médicos Pediatras
Para entender melhor a telemedicina pediátrica na visão dos médicos, foi realizada uma pesquisa que contou com 24 respostas de médicos pediatras.

Pesquisas Qualitativas
Aprendizado da pesquisa qualitativa — Pais ou Responsáveis
Sobre os motivos que levaram a não realizarem uma consulta pediátrica remota:
O SUS (Sistema Único de Saúde) faz apenas consulta remota para adultos, não tem o costume de realizar consulta de rotina para os filhos, os filhos não ficaram doentes e não conhecem como funciona uma consulta remota particular.
Busca de informações sobre sinais e sintomas de doenças:
Costuma ligar para um médico de confiança, mesmo que não seja pediatra. Procuram informação em diversos lugares, desde UBS (Unidade Básica de Saúde) até na internet, mas entendem que nem tudo que é exibido pode ser o que está acontecendo com o filho.
Em relação a informações sobre o médico antes de uma consulta:
Gostam de saber sobre a experiência na área, qual é o CRM, se é bem avaliado e se costuma tirar dúvidas após a consulta.
Aprendizado da pesquisa qualitativa — Médicos Pediatras
Sobre o desconforto e dificuldade para atender crianças menores de 3 anos
Seria mais seguro avaliar em intervalos consecutivos as crianças, pais costumam não saber expressar as dores e sintomas nessa faixa etária e ensinar aos pais como medir e pesar a criança nessa idade.
Quais informações são importantes antes da consulta
Hábito alimenta, doenças prévias, caderneta de vacinação, tempo de gestação, histórico de alergias, entre outras.
Alternativas de Solução
Com base nos resultados das pesquisas realizadas, as oportunidades encontradas foram escrita utilizando a técnica HMW — How Might We (Como poderíamos).


UI - Desenvolvimento da Solução
Rabiscoframe
O protótipo inicial foi desenvolvido a partir de desenhos no papel e publicado no aplicativo Marvel.

Wireframe
Foi utilizado o Maze (app.maze.co) para visualizar como o usuário realizava as tarefas no protótipo. Foram criadas 4 tarefas e duas perguntas finais. No total participaram 19 usuários nessa fase.
Tarefa 1 — Você como pai ou responsável deverá acessar o App e passar pelas telas de cadastro. Não é necessário inserir nenhum dado.

Tarefa 2 — Você deverá marcar uma consulta pediátrica para seu filho Arthur. Deverá escolher a médica Dra Luz Boeira Maia, para o dia 22/05/21 às 09:30. Você deverá utilizar o filtro de busca.

Tarefa 3 — Você deverá ser notificado 20 minutos antes da consulta

Tarefa 4 — Você deverá ir para a consulta e finalizá-la. Após o término da consulta você deverá avaliar o atendimento.

Alta Fidelidade
Para acessar o protótipo no Figma, clique aqui.
Após a análise do Maze e os feedbacks recebidos, foi criado o protótipo de alta fidelidade.
Guia de Estilo
1. Cores

2. Tipografia

3. Tipografia Acessibilidade

Botões Secundário, CTA, Primário Desativado e Primário.

Textos e Títulos das telas.
UX Writing
Legibilidade (readability)
Para compreender melhor o nível da linguagem, foi utilizado o aplicativo hemingwayapp, a ideia foi verificar a legibilidade antes do teste com o usuário.

Tom de Voz
Por ser uma solução da área da saúde o tom de voz definido foi que ele deveria ser em sua maior parte sério, direto e respeitoso com uma medida de casualidade e um tom popular, para que todos os pais pudessem compreender as explicações, dicas e ajudas que a aplicação oferece.

Próximos passos
Analisar com mais profundidade elementos do UX Writing
Desenvolvimento da solução do lado médico (pediatras)
Mais testes de usabilidade com usuários
Acompanhar métricas do produto
Criação do diário do bebê
Conclusões e Aprendizados
Sem dúvida foi um projeto bem desafiador e empolgante, alguns detalhes ainda podem ser melhorados, como a parte de UX Writing, além de um volume maior de pessoas pesquisada.
Comments